Pontos Cardeais

atividade de pontos cardeais

Essa atividade é indicada para o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo a compreensão de conceitos de localização presentes na Rosa dos Ventos e o entendimento de termos que podem ser utilizados para determinar a posição de objetos, pessoas e lugares no espaço.

Antes de realizar a atividade em si, converse com os estudantes sobre o nascer e o pôr do sol, que sempre acontecem em posições opostas e que tais posições são chamadas de leste(nascente) e oeste(poente). A partir da identificação de tais posições é possível determinar as outras. Assim apresente a rosa dos ventos e o significado de cada ponta dela. Fabrique junto com os alunos uma Rosa dos Ventos e saia pela escola questionando a posição da sala de vocês em relação ao pátio, entre outras ideias de acordo com a realidade de cada escola.

Se houver a oportunidade de mostrar em um computador ou projetor a ferramenta do Google Earth torna ainda mais rica e dinâmica sua aula. Comece pela localização da escola e compare as posições de onde eles moram em relação a escola, por exemplo, "A minha casa fica a norte da escola" e assim por diante.

Se conseguir uma bússola, aproveite a oportunidade para explicar a eles o funcionamento dela.



HABILIDADES:

EF04CI09- Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

EF04CI10- Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade